Quem somos



A Comunidade Batista em Icaraí é um ministério da Igreja Batista da Orla Oceânica. Somos uma igreja com uma proposta voltada para a necessidade das pessoas de nosso tempo, na cidade de Niterói - RJ, que vivem as consequências das mudanças que temos atravessado, a fim de sermos uma comunidade alternativa para aqueles que estão em busca de uma experiência de espiritualidade, e não de religiosidade, simplesmente.
Para isso, valorizamos: mais as pessoas do que as estruturas, mais a comunhão do que os modelos tradicionais, mais os relacionamentos do que as regras sem reflexão. E fazemos isso tendo a noção de nossa dimensão de corpo, família e comunidade, orientados por aquilo que descobrimos dos propósitos deixados por Jesus Cristo em sua palavra e da nossa vivência em oração e serviço uns pelos outros.

Siga-nos nas redes sociais:
   

Nosso pastor:

Irenio Silveira Chaves é natural de Salvador BA e é casado com Solange Maia da Silva Chaves.  Ele é graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, e tem também graduação em Letras, com formação em grego-português. Formação em Psicanálise Clínica. É Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Teologia pela PUC Rio. Atua como professor e escritor, com diversos livros publicados. Solange, que é natural do Rio de Janeiro, é psicóloga clínica e possui mestrado em Psicologia Social, com especialização em Arteterapia e Psicologia Positiva.
Para saber mais sobre o pastor Irenio, acesse seu blog >>.

Missão, visão e valores:

Queremos ser uma igreja relevante, acolhedora e dinâmica – viva, por assim dizer – que se identifica por sua preocupação em apresentar o evangelho todo a todas as pessoas e que se esforça por reunir essas mesmas pessoas alcançadas em torno dos propósitos divinos.
Nossa missão é ser uma igreja bíblica e contextualizada para alcançar pessoas com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo e integrá-las na vida de comunhão a fim de que se tornem autênticos discípulos de Jesus para este tempo.
Nossa visão é cuidar de pessoas a fim de que pessoas transformem o mundo.
Nossos valores são:
• A Bíblia como a nossa fonte de autoridade.
• A fé em Jesus Cristo como único e suficiente salvador.
• A autonomia de igreja local.
• O sacerdócio de cada crente.
• A vida dirigida pelo Espírito Santo.
• A responsabilidade de compartilhar as boas novas.
Nosso slogan: Acolhendo pessoas e celebrando a vida.
É um lugar onde vidas são transformadas por meio da graça de Jesus Cristo, aquele que se deu pela nossa salvação como prova do amor de Deus por nós. Nosso desejo é que as pessoas descubram como é possível ter um encontro genuíno de fé com o Senhor Jesus e como podem colocar em prática os propósitos de Deus para a sua vida.
Se você acredita que é viável uma igreja assim, compartilhe dessa ideia. Convidamos você e sua família a entrar nessa conosco e, juntos, construirmos um futuro possível, para a glória do nosso Deus.

Nossa História:
A Igreja Batista da Orla Oceânica nasceu de um desejo da Igreja Batista da Orla de Niterói de iniciar um projeto de plantação de igrejas satélites, com base na ideia de uma igreja em muitos lugares. O primeiro passo foi a formação de um grupo de convivência (pequeno grupo) na casa do Rafael e da Ana Paula Alt, no bairro Itaipu. A primeira reunião foi no dia 1° de novembro de 2009, sob a direção do pastor Irenio Silveira Chaves, que aceitou o desafio prontamente. A formação desse pequeno grupo era parte da campanha motivacional que estava sendo levada a efeito na igreja mãe, cujo tema era "Um mês para viver", baseada no livro com o mesmo título. Durante cinco semanas, o grupo se reuniu ali para o estudo e celebração da Palavra.
Faziam parte daquele primeiro grupo: pastor Irenio e sua esposa Solange; Rafael Alt, sua esposa Ana Paula e seus filhos Felipe e Mateus; pastor Ismael e sua esposa Fernanda; Fernando Guedes, sua esposa Gisela e o filho Mateus; Karla e sua mãe Ana. Alem desses, chegaram a cooperar com o trabalho: Walter e Ester; Robson e Ilva, e os filhos Tiago e Laura. Todos membros da Igreja Batista da Orla de Niterói.
Terminada a série de reflexões, o grupo sentiu a necessidade da continuidade do trabalho, tendo em vista a formação de uma nova igreja. De início, a iniciativa se chamou Projeto Orla Itaipu. O pastor Irenio e o grupo começaram a orar nesse sentido, bem como as reuniões aconteciam regularmente aos domingos à noite no mesmo local. Na definição das ações estratégicas para a execução do projeto, o pastor Irenio entendeu que seria necessário definir uma área e estabelecer um local alugado para a realização das reuniões. A região compreendia o bairro de Piratininga, na localidade denominada de Barravento, alcançando, assim, as imediações do Shopping Itaipu Multicenter, tanto por ser uma localização de fácil acesso para todos os moradores da região oceânica de Niterói, como também pela distância entre as igrejas batistas mais próximas. Além disso, constatou-se que a região oceânica foi a que mais cresceu demograficamente em Niterói. Com a nova configuração, o projeto passou a se chamar Orla Oceânica, por ser mais abrangente, tendo em vista o alcance de toda a região.
A definição do lugar a ser alugado foi resultado de muita oração, até que, no mês de agosto de 2010, foi firmado o contrato de locação do imóvel da Rua Dr. Cornélio de Mello Jr., 31 - a antiga rua 38, a mesma onde se encontra o Colégio Salesiano. Foram feitos os preparativos do lugar e, em 5 de setembro desse mesmo ano, começaram as celebrações dominicais no novo espaço, num evento que ficou conhecido como Festa da Chegada. A inauguração formal veio acontecer no dia 23 de outubro de 2010, com a presença dos irmãos da igreja mãe e a mensagem proferida pelo seu pastor sênior Neuber Lourenço. Na ocasião, também estiveram presentes os pastores: Fabio Guedes Marinho, Higino Domingues Esquivel e Julio Oliveira, que participaram da oração de consagração do novo espaço.
Para completar a equipe base da plantação da nova igreja, foram convidados: pastor Walter Peixoto, para o ministério de apoio, Layza Nogueira e seu esposo Yuri, para o ministério de adoração, e Valdilane, para o ministério infantojuvenil. Posteriormente, juntou-se a essa equipe outras pessoas que deram continuidade ao trabalho.
Passados três anos de atuação no novo espaço, a Orla Oceânica consolidou-se como igreja, levando a igreja-mãe a promover o ato de organização, que aconteceu no dia 25 de março de 2014. A primeira diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Pastor Irenio Silveira Chaves
Vice-Presidente: Rafael Alt da Luz
Primeira Secretária: Jesusa dos Santos Fraga Rodrigues
Segunda Secretária: Solange Maia da Silva Chaves
Primeiro Tesoureiro: Fábio Teixeira Mendes
Segundo Tesoureiro: Márcio Rangel Krizek
Conselho Fiscal: Adilson da Silva Santos, Vanier de Oliveira e Silva, João Eduardo Fabrício Rodrigues.
A igreja foi organizada com 21 membros fundadores.

A comunidade:
A Comunidade Batista em Icaraí surgiu da necessidade de desenvolver uma nova experiência como corpo de Cristo, após um período de atividades virtuais durante a pandemia, de 2019 a 2023, com alguns períodos de encontros presenciais. A primeira reunião aconteceu no dia 18 de junho de 2023, no espaço compartilhado com a Igreja Anglicana de Niterói, situado à Rua Dr. Paulo César, 150, em Icaraí, Niterói, RJ. Com isso, a igreja desloca suas atividades da Região Oceânica de Niterói para a Zona Sul. Desde o dia 1 de outubro de 2023, as reuniões acontecem em um espaço compartilhado de uma sala comercial, que fica na Rua Mem de Sá, 19 - Sala 708 - Icaraí, Niterói, RJ.

Vem seguir Jesus conosco. 

Para conhecer um pouco mais, assista aos vídeos no canal Orla Oceânica TV >>
Veja também as fotos de nossos eventos: Fotos >>

Estudo Bíblico a Distância - EBaD

Estudo Bíblico a Distância - EBaD
Transmissão em nossa página no Youtube todos os domingos, às 10h.

Leia no blog do pastor Irenio, Filosofia e Espiritualidade: