segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como enfrentar o medo

Pr. Irenio Silveira Chaves
Domingo, 20 de junho de 2010, noite
Série: Lost – Como lidar com as perdas

“‘Onde está a sua fé?’, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: ‘Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?’” Lucas 8.25
O medo é uma força interior que orienta as nossas ações diante de grandes tormentas.
Novas dimensões do medo:
1. Medo do FRACASSO.
“... A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” 2 Coríntios 12.9 (NTLH)
2. Medo do FUTURO.
“Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” Mateus 6.34 (NTLH)
3. Medo dos OUTROS.
“Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos.” Provérbios 18.1 (NTLH)
4. Medo de CRESCER.
“Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” 2 Pedro 3.18 (NTLH)
5. Medo da MUDANÇA.
“Aquele que estava assentado no trono disse: ‘Estou fazendo novas todas as coisas!’” Apocalipse 21.5
Como enfrentar o Medo?
1. Encare os seus PROBLEMAS
“O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências..” Provérbios 22.3
2. Deixe JESUS tomar parte dos seus problemas.
a) Você não tem o CONTROLE de tudo.
“Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. [...] Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.” Provérbios 3.5-8 (NTLH)
b) Jesus nunca nos ABANDONA.
“Ó Senhor, aqueles que te conhecem confiam em ti, pois não abandonas os que procuram a tua ajuda.” Salmos 9.10 (NTLH)
3. Dê um passo DE FÉ adiante.
“No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família.” Provérbios 14.26 (NTLH)
Conclusão
“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.” Isaías 41.10 (NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo Bíblico a Distância - EBaD

Estudo Bíblico a Distância - EBaD
Transmissão em nossa página no Youtube todos os domingos, às 10h.

Leia no blog do pastor Irenio, Filosofia e Espiritualidade: