domingo, 27 de junho de 2010

Lidando melhor com seu passado

Pr. Irenio Silveira Chaves
Domingo, 27 de junho de 2010, noite
Série: Lost - Como lidar com as perdas

Lucas 8.26-39
Marcas do passado:
1. MÁGOAS.
"Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos." Hebreus 12.15
2. RESSENTIMENTOS.
"Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada. [...]" Provérbios 18.19
3. CULPA.
"Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas." 1 João 3.19-20
Como a experiência de Jesus pode nos ajudar a lidar melhor com o nosso passado?
1. Apresentar ao Senhor honestamente as suas FERIDAS
"Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer." Salmos 32.3
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1.9
2. Assumir uma atitude de PERDÃO
Perdoar é deixar que Deus ame a outra pessoa através da nossa vida.
"Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou." Colossenses 3.13
"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas." Mateus 6.14-15
"Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções." 2 Coríntios 2.10-11
3. Adotar uma nova PERSPECTIVA DE VIDA
"Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se." Salmos 4.4
"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados." Isaías 43.25
4. Reconhecer que o Senhor cuida do nosso FUTURO
"Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando." Jeremias 29.11 (NTLH)
Conclusão
"A melhor garantia para conhecer a vontade de Deus no futuro é estar dentro da sua vontade no presente." T.B. Maston

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo Bíblico a Distância - EBaD

Estudo Bíblico a Distância - EBaD
Transmissão em nossa página no Youtube todos os domingos, às 10h.

Leia no blog do pastor Irenio, Filosofia e Espiritualidade: